Conteúdos sobre literacia para os media na RTP Ensina

with Sem comentários

A Associação Literacia Para os Media e Jornalismo (ALPMJ) concebeu, a convite da RTP Ensina, uma série de conteúdos na área de educação para os media, agora disponíveis online.

Os 14 explicadores – realizados por jornalistas e investigadores que integram a bolsa de formação da ALPMJ – abordam temas como os elementos e princípios do jornalismo, a notícia, os valores-notícia, os géneros jornalísticos, a diferença entre facto e opinião, a ética, as fontes de informação, o funcionamento dos media, a regulação, a participação e a cidadania, a literacia para os media, a desinformação, o consumo de informação, as redes sociais, a segurança na internet.

Os conteúdos já se encontram disponíveis na página da RTP Ensina, no Tema Cidadania | Subtema Educação para os Media, sendo distinguíveis de outros conteúdos da RTP Ensina por incluírem um balão de diálogo com (…) na imagem miniatura.

Em cada um dos 14 há um texto, curto, e um vídeo, também sucinto, sobre um tema específico, numa linguagem adequada ao público escolar (3º ciclo e secundário, em especial).

Em abaixo tem o acesso direto a cada um dos 14 explicadores (para saber mais sobre os formadores pode clicar no nome):

Literacia dos Media (Vítor Tomé)

Os géneros jornalísticos (Isabel Nery)

O que são os Media e como funcionam? (Paulo Barriga)

“Fake news” são mentiras perigosas (Miguel Crespo)

Segurança na internet, privacidade e cyberbullying (Ana Pinto Martinho)

Fontes de informação, ética e deontologia na era digital (Sofia Branco)

Como se lê e consome notícias na atualidade (Catarina Santos)

Como se constrói a notícia (Cláudia Lobo)

Participação nas comunidades virtuais: onde e como os jovens discutem ideias (Miguel Midões)

Regulação e mecanismos de participação da comunicação social (António Macedo Ferreira)

Elementos e princípios do jornalismo (António Caeiro)

Formação de públicos ativos e críticos em relação à informação (Marisa Torres da Silva)

Ativismos nas redes e espaço público global (Aline Flor)

O “Jornalismo-cidadão” (Paula Sofia Luz)

A Associação Literacia para os Media e Jornalismo foi criada em 2020, formalizando um projeto do Sindicato dos Jornalistas que reuniu um vasto grupo de jornalistas, comunicadores e investigadores em torno do objetivo comum de formar os cidadãos nas questões complexas dos media, da informação e da desinformação.

A Associação Literacia para os Media e Jornalismo tem por missão disponibilizar a professores e outros públicos metodologias, recursos e ferramentas que possam ser usadas em atividades de literacia para os media.