António Caeiro

Nasceu em outubro de 1949, em Moscavide. Iniciou-se no jornalismo na década de 1960, como colaborador do semanário “Notícias da Amadora”. Antes de se tornar jornalista profissional, em 1975, trabalhou numa companhia de seguros, estudou Filosofia em Paris, foi vendedor de jornais e rececionista de hotel.

Já como jornalista profissional, trabalhou em jornais diários, na radio e em semanários. Em 1978 ingressou na agencia noticiosa ANOP, antecessora da agência Lusa, onde permaneceu até outubro de 2015.

Como repórter da agência Lusa, viveu mais de vinte anos fora de Portugal: primeiro em Cabo Verde (dois anos) e depois em Pequim (19). Durante esse período foi também colaborador dos jornais Expresso, Publico e A Bola. Foi editor de Sociedade e de Cultura da agência Lusa. Orientou a formação dos primeiros profissionais da agência noticiosa de Cabo Verde, em 1988.

É autor de quatro livros: “Pela China Dentro: Uma viagem de doze anos” (2004), “Novas Coisas da China” (2013), “Peregrinação Vermelha” (2016) e “A Queda de Salazar: O Princípio do Fim da Ditadura” (2018), em colaboração com José Pedro Castanheira e Natal Vaz.

Em 2012, foi condecorado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo “contributo ao jornalismo e à aproximação entre Portugal e a China”.

Reformou-se em novembro de 2015 da agência Lusa, com a categoria de Redator Principal. Continua a colaborar regularmente com o semanário “Expresso”.

No ano letivo 2016/17, deu aulas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no âmbito de uma pós-graduação em jornalismo regional.

Formação em Literacia dos Media, no CENJOR, nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2016.