Literacia avança com piloto em contexto de comunidade

As formações para seniores da ALPMJ integram o projeto IBERIFIER

A Associação Literacia para os Media e Jornalismo (ALPMJ) já está no terreno com uma série de ações de formação em contexto de comunidade. Esta experiência-piloto – que conta com financiamento europeu, no âmbito do projeto ibérico IBERIFIER – vai levar a Literacia a populações mais vulneráveis, como as mulheres, os seniores e as pessoas de comunidades desfavorecidas.

O périplo – que vai decorrer até ao final deste ano – começou com sessões no Sabugal, no dia 13 de abril, e São Pedro do Sul e Viseu, no dia 14, envolvendo três dezenas de mulheres, na grande maioria seniores. Estas ações no terreno contaram com o apoio do Projeto MAIs (Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior), da Câmara Municipal do Sabugal e da Junta de Freguesia de Viseu.

Um grupo de jornalistas e professores de comunicação fundou, em 2020, a Associação Literacia para os Media e Jornalismo, que já tem vasta experiência em ações de formação nesta área para professores (e, consequentemente, alunos) e que procura agora alargar os públicos-alvo.

Criada na sequência de um protocolo entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação, a ALPMJ é atualmente parceira do projeto ibérico IBERIFIER, coordenado em Portugal pelo Iscte e que conta com financiamento europeu.