O projeto Literacia para os Media e Jornalismo, uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação, vai alargar-se a dez cidades de Portugal Continental já a partir de março.
Ao contrário da edição piloto realizada em 2019, que passou por uma seleção prévia das escolas participantes, este ano as inscrições para a formação estão abertas a todos os professores interessados, ainda que tenham prioridade os que se apresentem em equipa.
Bragança, Braga, Figueira da Foz, Covilhã, Santarém, Cascais, Lisboa, Setúbal, Sines e Lagos vão acolher, entre 7 de março e 30 de maio, uma oficina de formação coordenada por jornalistas no ativo e professores de jornalismo e comunicação, desenhada pelo Sindicato dos Jornalistas e financiada pela Direção Regional da Educação e pelo Cenjor (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas).
A inscrição na formação pode ser feita aqui, até 25 de fevereiro, e as escolas que vão acolher a formação podem ser encontradas aqui.
A primeira edição deste projeto, que decorreu entre janeiro e abril de 2019, formou uma centena de professores do 3.º ciclo e do secundário, docentes em 40 agrupamentos de escolas das regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.
Em janeiro de 2017, na sequência do 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses, que aprovou uma moção considerando urgente promover a literacia para os media, o Sindicato dos Jornalistas apresentou ao Ministério da Educação uma proposta de intervenção nessa área, concebida por jornalistas e académicos da área da comunicação.
Dois anos depois, o projeto arrancava em todo o Continente, com o objetivo de disponibilizar aos professores metodologias, recursos e ferramentas que estes possam usar nas atividades de Literacia para os Media que vão desenvolver com os seus alunos e com as comunidades escolar e educativa.
Ao mesmo tempo, pretende-se envolver os jornalistas na formação de professores e alunos sobre os desafios que hoje se colocam à importante função de mediar e escrutinar a realidade.
Este projeto, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, avançou este ano com uma experiência piloto também nos Açores, onde conta com o apoio da Direção Regional da Educação e do Cenjor.