A Associação Literacia Para os Media e Jornalismo (ALPMJ) concluiu o projeto-piloto “Literacia para os Media e Jornalismo nas Universidades Sénior – Madeira 2022”, executado por um grupo de formadores nas sete Universidades Sénior da Região Autónoma da Madeira.
Enquadrado na promoção do envelhecimento ativo, o projeto-piloto traduziu-se em ações de formação nas Universidades Sénior de Funchal-Santa Maria Maior, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, U.S. Funchal, Machico, Câmara de Lobos, São Vicente e Porto Santo, que envolveram cerca de uma centena de formandos acima dos 55 anos.
Com o apoio da Assembleia Legislativa da Madeira e do Sindicato dos Jornalistas, o projeto – inédito em Portugal – procurou incentivar o espírito crítico dos mais velhos, que, muitas vezes, não estão devidamente capacitados para lidar com conteúdos aparentemente noticiosos, mas que são, na verdade, falsos ou falsificados.
Os resultados do projeto-piloto ainda estão a ser analisados (aceda ao primeiro relatório), mas o balanço é positivo e permite já a defesa da replicação em todo o país.
A ALPMJ esteve presente, a convite da Assembleia Legislativa do arquipélago, na sessão de encerramento do projeto-piloto, a 30 de novembro, no Salão Nobre do Parlamento, no Funchal. Pode saber mais no artigo do Diário de Notícias da Madeira.