ALPMJ no encontro de desinformação em Granada

Vitor Tomé e Miguel Crespo, pela Associação Literacia para os Media e Jornalismo (ALPMJ) e pelo CIES-ISCTE, divulgaram o trabalho já conseguido dentro do projeto, com escolas, professores, cientistas, jornalistas e empresas de media, além da publicação de 12 trabalhos científicos, a realização de 37 eventos, bem como a produção de 21 artigos sobre os projetos em Portugal ou o Iberifier.

Foram já criados vários módulos de educação em literacia, com três formações de professores, do pré-escolar até ao ensino secundário, disponibilizando ferramentas para que possam desenvolver projetos com os alunos.

Do conjunto de atividades propostas fazem parte cursos para jornalistas em fact-checking, mas também em literacia para os media: “Queremos aprender com os professores”, diz Vitor Tomé. Além do trabalho já realizado em Portugal, testou-se ainda a formação em literacia para os media num workshop com 70 professores em Cabo Verde.

Uma das próximas etapas será o trabalho com crianças e jovens em reabilitação social, meios desfavorecidos ou populações migrantes em Portugal.

O encontro foi acompanhado pela agência de notícias Lusa, também parceira do Iberifier. Pode ler mais.