A mostrar todos os 22 resultados

Ana Baião
Ana Baião

Ana Baião nasceu em 1968, em Lisboa. Fez a sua formação no Instituto Português de Fotografia e aos 20 anos, tornou-se fotojornalista, iniciando a carreira no jornal O Século. Em 2000 transferiu-se para o Expresso, depois de ter passado pelas redações do Diário de Notícias e O Independente, ao mesmo tempo que colaborava com a agência Associated Press. Já por várias vezes expôs os seus trabalhos, tendo conquistado diversos prémios. Em 2017 publicou o seu primeiro livro “ Cante – Alma do Alentejo”.

Áreas de Especialização

  • Fotojornalista
PEDIR FORMAÇÃO
Carlos dos Santos Almeida
Carlos dos Santos Almeida

Carlos dos Santos Almeida é jornalista desde 1992. Mestre em Comunicação e Jornalismo e licenciado em Sociologia, iniciou a atividade numa rádio local e trabalhou em vários jornais locais e regionais. Desde 2001, integra a redação, que chegou a chefiar, do semanário Região de Leiria. Durante cerca de uma década, dirigiu um mensário local, Jornal da Batalha.

Áreas de Especialização

PEDIR FORMAÇÃO
Cecília Malheiro
Cecília Malheiro

Com o nome de guerra e o nome próprio de Cecília Malheiro comecei a delinear desde o 9. ano de escolaridade o meu futuro: ser jornalista e ganhar a vida a escrever sobre a atualidade. Estudei sempre com o foco de ser jornalista, licenciei-me em Jornalismo na Universidade de Coimbra e um dia consegui. Arranquei na aventura de se repórter em agosto de 1999 no Diário de Leiria, depois de um estágio curricular na antiga Delegação da Agência Lusa em Coimbra.

Assistia ao longe à explosão do jornalismo digital e depois fiz parte dele ao trabalhar no Público.pt e no Diário Digital onde sempre me fui dedicando à reportagem e ao jornalismo de proximidade porque é a ouvir as pessoas e os seus problemas que acho que o jornalismo pode fazer a diferença. Hoje trabalho na Agência Lusa, na redação do Porto, mas antes passei uma década a trabalhar no Algarve, chegando a Delegada da Lusa em Faro. Atualmente dedico-me muito à área de Turismo, Investigação Científica desenvolvida nas universidades, Educação, Moda e Indústria Têxtil, mas também ao Ambiente.

Áreas de Especialização

 

PEDIR FORMAÇÃO
Cláudia Lobo
Cláudia Lobo

Apesar de ter sabido desde muito cedo que queria ser jornalista, foram as aulas da cadeira de Introdução ao Jornalismo no 10º e 11º anos (disciplina entretanto desaparecida dos curriculos) e a participação no jornal do liceu que a levaram a não ter dúvidas sobre o que queria mesmo fazer, Acredita que, tal como a escola, o jornalismo pode mudar o mundo.
Foi diretora-adjunta da revista VISÁO durante 14 anos, revista em que trabalhou desde a sua fundação e onde foi redatora e editora das seções de Sociedade e Cultura.
Fundou e dirigou a VISÁO Júnior, uma revista mensal de informação para crianças e jovens,com a convição de que é imperioso trocar as notícias por miúdos: estar informado é um dos direitos consagrados na Convenção dos Direitos das Crianças.
Foi ainda diretora da revista VISÃO História até dezembro de 2023. Foi redatora dos semanários O Jornal e Se7e, e da revista Sábado. Trabalhou em televisão e em rádio. É licenciada em Estudos Portugueses. Autora do livro «O Essencial sobre o Diário de Lisboa».

Áreas de Especialização

  • Jornalismo para crianças e jovens, literacia para os media, edição de texto
PEDIR FORMAÇÃO
Dina Margato
Dina Margato

Sou jornalista há 20 anos, colaboro com o “Expresso” e frequento o doutoramento em Ciências da Comunicação, no ISCTE, Lisboa. Licenciei-me em Filosofia e em Jornalismo e fiz o mestrado em Jornalismo e Comunicação, pela Universidade de Coimbra. Possuo certificado de formador atribuído por Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. Fui jornalista e editora-adjunta de Cultura e de Sociedade no “Jornal de Notícias”. Antes disso, professora de Filosofia. Pensar as transformações do jornalismo é ambição antiga.

Áreas de Especialização

  • Jornalismo (questões éticas, jornalismo digital, teorias dos média, jornalismo e comunicação)
PEDIR FORMAÇÃO
Elisabete Rodrigues
Elisabete Rodrigues

Elisabete Rodrigues, 57 anos, nascida em Lisboa, mas algarvia (de Lagoa) desde tenra idade, jornalista profissional desde 1985, licenciada em Comunicação Social pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Começou a sua carreira no semanário «O Jornal», tendo depois passado pela Agência Notícias de Portugal, Agência Lusa, Independente, Diário de Notícias e Barlavento. Em Setembro de 2011, fundou, com colegas, o Sul Informação, jornal única e assumidamente online, que se tornou o órgão de referência no Algarve e Baixo Alentejo e várias vezes premiado.

Áreas de Especialização

PEDIR FORMAÇÃO
Helena Viegas
Helena Viegas

Sou jornalista freelancer e escrevo para o Expresso e para o suplemento semanal do Jornal de Negócios, tendo colaborado também com revistas como a Sábado e a Notícias Magazine. Para a Esfera dos Livros e a Porto Editora, trabalhei na coordenação de livros de não-ficção. Possuo o certificado de formador atribuído por Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e dou workshops de escrita criativa e não só, numa escola que se chama Escrever, Escrever — porque é o mais gostamos e é isso que se faz lá. Também tenho um filho e já plantei uma árvore. Falta-me só fazer quase tudo.

Áreas de Especialização

  • Jornalismo de sociedade (educação, saúde, direitos humanos, tendências); Literacia mediática
PEDIR FORMAÇÃO
Isabel Nery
Isabel Nery

Jornalista e investigadora, biógrafa de «Sophia de Mello Breyner Andresen», Isabel Nery é autora de várias obras de não-ficção, entre elas o livro de reportagem «As Prisioneiras»; o ensaio «Chorei de Véspera» e «Política e Jornais – Encontros Mediáticos».

Dois dos seus livros foram adaptados para curtas-metragens de animação. Enquanto jornalista passou pela televisão, diários e semanários, tendo trabalhado quinze anos na revista VISÃO, onde fez parte da equipa que criou a VISÃO Júnior, de que foi editora.

Atualmente mantém colaboração com publicações nacionais e internacionais, é vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas e membro do Comité Executivo do projeto Literacia para os Media e Jornalismo.

Áreas de Especialização

  • Reportagem e Géneros Jornalísticos; Imprensa; Jornalismo Literário; Saúde; Direitos Humanos; Política
PEDIR FORMAÇÃO
Joana Martins
Joana Martins

Joana Martins foi jornalista do Diário de Coimbra e do Diário de Viseu entre os anos de 2006 e 2017 e atualmente é Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu, onde leciona ao curso de Comunicação Social. Em outubro de 2017 concluiu, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o doutoramento em Ciências da Comunicação. É licenciada em Jornalismo pela mesma faculdade e mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade Fernando Pessoa.

Áreas de Especialização

  • jornalismo especializado, literacia mediática, teorias da comunicação.
PEDIR FORMAÇÃO
João Figueira
João Figueira

João Figueira é doutorado em Ciências da Comunicação e professor de jornalismo na Universidade de Coimbra. É autor de vasta bibliografia sobre jornalismo, editada em Portugal e no estrangeiro, e co-organizador da obra As fake news e a nova ordem (des)informativa na era da pós-verdade.

As questões ligadas com a História do Jornalismo e dos media; com a desinformação/manipulação; e com as relações entre Jornalismo e Democracia, constituem as suas principais fontes de interesse académico.

Como jornalista, recebeu vários prémios e distinções, de que destaca o Prémio de Reportagem/Jornalismo atribuído em 1999 pelo Clube Português de Imprensa.

Áreas de Especialização

PEDIR FORMAÇÃO
João Pinho
João Pinho

Devorador de jornais e noticiários de tv e rádio desde criança, sempre vivi muito próximo do jornalismo e de jornalistas, tendo, no início da minha carreira, sido o primeiro responsável pela comunicação do CENJOR, onde acabei por frequentar o curso de Imprensa Escrita e o de Fotojornalismo.

Enquanto convicto assinante, comprador e consumidor de produtos jornalísticos, procuro manter uma ligação estreita – e exigente – com o meio, reforçado recentemente com a aproximação ao Cenjor, agora como formador.
Acredito que o jornalismo é um pilar essencial de qualquer sociedade decente, e tento dar o meu contributo para que possamos garantir que Portugal tem esse privilégio

Áreas de Especialização

  • Trabalho na área da comunicação estratégica, comunicação de crise, relações com imprensa, literacia para os media, media training…
PEDIR FORMAÇÃO
Lídia Barata
Lídia Barata

Licenciada em Comunicação Social e mestre em Jornalismo, graus obtidos na Universidade da Beira Interior. Pós-graduada em Direito da Comunicação, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Detentor do CCP (ex-CAP) e certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua.

Jornalista desde 1996. Iniciou Atividade na Agência Lusa (Coimbra e Santarém). Seguiu-se o Jornal Académica (Coimbra), Gazeta do Interior e Povo da Beira, em Castelo Branco, distrito onde também foi correspondente do Correio da Manhã e do Prime Negócios.

Desde 2008 integra a redação do Reconquista, onde chegou através do Projeto Educação para os Media no Distrito de Castelo Branco.

Áreas de Especialização

  • Apesar de tratar todas as temáticas no geral, uma vez que a escassez de profissionais nas redações assim o exige, a especialização tem sido feita nas áreas da Justiça e Segurança.
PEDIR FORMAÇÃO
Liliana Carona
Liliana Carona

Liliana Assunção de Paulo Carona, 36 anos, nascida em Gouveia. Licenciada em Jornalismo, com Pós-Graduação em Imprensa Regional, Mestre em Comunicação e Jornalismo e atualmente a frequentar o curso de doutoramento em Ciências da Comunicação, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Está no grupo R/COM (Renascença) há 10 anos, como jornalista correspondente da Renascença na região interior centro. É ainda diretora do jornal centenário e Premio Gazeta 2018, o Notícias de Gouveia. Esteve no ano letivo 2019-2020 como professora (assistente convidada) na Escola Superior de Educação de Viseu, no curso de Comunicação Social.

Áreas de Especialização

  • Rádio e jornal
PEDIR FORMAÇÃO
Miguel Midões
Miguel Midões

Jornalista na TSF – Rádio Notícias desde 2014, depois de ter estado como jornalista e editor na Rádio Onda Livre Macedense – CIR (Cadeia de Informação Regional) entre 2005 e 2013. Deu os primeiros passos como jornalista na Rádio Antena 1, onde estagiou em 2004. Também tem várias colaborações com a imprensa, começando em 2006 no jornal francês Midi Libre, em Sète (Montpellier), Jornal da Bairrada, Comércio de Macedo, DN e JN.
Especialista em reportagem, venceu o prémio nacional de jornalismo da ANMP – Associação Nacional dos Municípios Portugueses, em 2017, com a Grande Reportagem “Ouro Branco”.

Em paralelo com o jornalismo é Professor Adjunto Convidado, na Escola Superior de Educação de Viseu (desde 2016) e na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (desde 2019), lecionando disciplinas na área das Ciências da Comunicação, tais como: Atelier de Rádio, Atelier de Jornalismo, Jornalismo de Proximidade, Audiências e Literacia Mediática, Metodologias de Investigação, História dos Media, Comunicação Áudio, Comunicação Vídeo, entre outros.

Formador na área da Comunicação (desde 2010) e na Literacia para os Media (desde 2018).
É ainda escritor de livros infantis. Em 2012 lançou “Filigrana e o Consílio dos Gatos”, e em 2015 a obra Filigrana e os “Descobrimentos da Saudade”.
Desde 2014 que é doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra, estando a concluir o primeiro mapeamento e caracterização das rádios comunitárias portuguesas. Mestre em Comunicação Pública, Política e Intercultural, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010) e licenciado em Comunicação Social, pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Coimbra (2004).

Áreas de Especialização

  • Rádio – Reportagem e Grande reportagem.
PEDIR FORMAÇÃO
Paulo Pereira
Paulo Pereira

Paulo Jorge Pereira nasceu a 13 de agosto de 1970 em Lisboa. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH), a paixão pelo Jornalismo levou-o a trabalhar, a partir de 1992, em jornais como A Bola, Record, Diário Económico e Jornal Económico.

Em 2017 trabalhou no Sindicato dos Jornalistas e publicou o romance “Filhos da Primavera Árabe”. De janeiro de 2018 a maio de 2019 foi chefe de redação do semanário Contacto, jornal português no Luxemburgo.

Áreas de Especialização

PEDIR FORMAÇÃO
Pedro Jerónimo
Pedro Jerónimo

Investigador do Re/media.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais (LabCom, Universidade da Beira Interior). Começou o seu percurso profissional como jornalista na imprensa regional e foi membro de uma iniciativa pioneira de provedoria do leitor na imprensa regional.

Foi docente de ciberjornalismo e fotojornalismo em cursos superiores de jornalismo e comunicação social. Tem feito parte do júri de prémios de jornalismo e tem três livros publicados, sobre (ciber)jornalismo de proximidade e media regionais.

Áreas de Especialização

  • Ciberjornalismo, jornalismo digital, jornalismo de proximidade, fotojornalismo
PEDIR FORMAÇÃO
Ricardo Alexandre
Ricardo Alexandre

É diretor adjunto da TSF onde apresenta o programa O Estado do Sítio. Doutorado em Ciência Política, especialização em Relações Internacionais pelo ISCTE. Mestrado em Sociedades e Políticas Europeias, pelo ISCTE. Licenciatura em Sociologia pela U.Porto.

Foi Editor de Politica Internacional de rádio e TV na RTP (2015/2018). Apresentou na Antena1 o programa Visão Global e o Programa da Manhã. Foi Diretor Adjunto de Informação da RDP (2005/2012).

Investigador associado do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE e investigador colaborador do Observare da UAL.

Professor Convidado do ISMAI (atualmente), lecionou várias disciplinas de jornalismo na ULHT e na FLUC e de assuntos internacionais no ISCTE, UAL e IDN.

Participação em dezena e meia de livros como autor e coautor.

Prémio Reportagem Rádio do Clube Português de Imprensa (1999). Prémio Repórter Rádio da Casa da Imprensa / Prémio Maria Leonor (2005).

Áreas de Especialização

 

PEDIR FORMAÇÃO
Sofia José Santos
Sofia José Santos

Sofia José Santos é Professora Auxiliar de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde tem desenvolvido, desde 2008, investigação sobre media e relações internacionais, internet e tecnopolítica e media e masculinidades.

Dentro do CES, é também co-editora do Alice News. É doutorada e mestre em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra e licenciada em Relações Internacionais pela mesma universidade, tendo também um diploma de Estudos Avançados em “Ciências da Comunicação” pelo ISCTE-IUL.

Áreas de Especialização

Jornalismo com especialização em Política Internacional, Segurança, Masculinidades e Interseccionalidade.

PEDIR FORMAÇÃO
Sónia Sapage
Sónia Sapage

Quem sou eu? Para o que vos interessa, sou a Sónia Sapage, nascida no século passado mas com muito interesse nas coisas deste século. Licenciada em Ciências da Comunicação, aproveitei o Erasmus para fazer as cadeiras de duas variantes do curso – jornalismo e audiovisual.

Tive uma curta passagem pela televisão (TVI), mas acabei por optar pela imprensa. Mais de 20 anos depois, sou editora de Política no Público e participo no podcast Poder Público.

Não sei tudo sobre Política, mas sei algumas coisas interessantes.

Áreas de Especialização

Política

PEDIR FORMAÇÃO
Teresa Campos
Teresa Campos

Formadora certificada, é licenciada em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestre em Ciências da Comunicação.

Integra atualmente a equipa de comunicação da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa e é doutoranda em Antropologia, com foco na área das migrações.

Com mais de 20 anos de experiência em jornalismo, impresso e digital, foi membro fundador do site da revista VISÃO, em 2001, e coordenadora do site da revista Visão Júnior entre 2007 e 2009, de um canal sobre Envelhecimento Ativo, em 2012, e de outro sobre cidadania, em 2013.

Na revista VISÃO, onde trabalhou a maior parte da sua carreira jornalística, acompanhou mais de perto as áreas da educação e da igualdade de género.

 

Áreas de Especialização

  • Educação
PEDIR FORMAÇÃO
Vítor Mota
Vítor Mota

Formado em Jornalismo e Comunicação com grau de Bacharelato no Instituto Politécnico de Portalegre, frequenta atualmente o Mestrado de Média e Sociedade no Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Ciências Sociais.

É fotojornalista desde 2004, tendo começado a carreira no Correio da Manhã ( 2004 a 2014) e trabalhado, desde então, para todas as publicações do grupo Media Livre, nos suportes papel e online.

Áreas de Especialização

  • Fotojornalismo, Jornalismo e Comunicação
PEDIR FORMAÇÃO
Vitor Tome
Vitor Tome

Vitor Tomé é professor auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa, jornalista (CP1524A) e investigador do CIES-ISCTE-IUL (foco na Literacia dos Media; Cidadania Digital e Jornalismo).

Doutor em Educação, pós-doutorado em Ciências da Comunicação, exerce funções de especialista internacional (ex.: Conselho da Europa; TPDC, Tbilissi, Georgia) e de coordenador científico (Projeto PICCLE, PNL/DGE; Academia de Cidadania Digital, financiada pela FC Gulbenkian).

Formador de professores (DGE e ANP) e de jornalistas (CENJOR), lecionou em Portugal, Brasil e Japão. Detentor do CCP (ex-CAP) e certificado pelos Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua.

Áreas de Especialização

  • Literacia dos Media, Educação para a Cidadania Digital, Jornalismo, Direitos Humanos
PEDIR FORMAÇÃO