Literacia para os Media volta a formar professores nos Açores

A Oficina de Formação “Literacia dos media e jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media”, está a decorrer na Escola Secundária Domingos Rebelo (S. Miguel), com o formador Vítor Tomé

A Associação Literacia Para os Media e Jornalismo vai voltar aos Açores para formar professores de várias ilhas do arquipélago, em parceria com a Direção Regional da Educação e com o apoio do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor) e do Sindicato dos Jornalistas.

A segunda edição da oficina de formação “Literacia dos Media e Jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media” vai arrancar nesta quarta-feira, dia 2, e prolongar-se até final de maio.

Duas dezenas de professores de oito escolas de cinco ilhas açorianas – Pico, Santa Maria, S. Jorge, S. Miguel e Terceira – vão participar na oficina de formação, presencialmente, na Escola Secundária Domingos Rebelo (S. Miguel).

A primeira oficina de formação executada nos Açores em 2020 formou duas dezenas de professores de cinco ilhas (Faial, Flores, Pico, S. Miguel e Terceira).

A Associação Literacia para os Media e Jornalismo foi criada em 2020, formalizando um projeto do Sindicato dos Jornalistas que reuniu um vasto grupo de jornalistas, comunicadores e investigadores em torno do objetivo comum de formar os cidadãos nas questões complexas dos media, da informação e da desinformação.

O projeto tem como objetivo disponibilizar aos professores metodologias, recursos e ferramentas que estes possam usar nas atividades de Literacia para os Media que vão desenvolver com os seus alunos e com as comunidades escolar e educativa.

Ao mesmo tempo, pretende envolver os jornalistas na formação de professores e alunos sobre os desafios que hoje se colocam à importante função de mediar e escrutinar a realidade.