A mostrar todos os 10 resultados

Ana Baião
Ana Baião

Ana Baião nasceu em 1968, em Lisboa. Fez a sua formação no Instituto Português de Fotografia e aos 20 anos, tornou-se fotojornalista, iniciando a carreira no jornal O Século. Em 2000 transferiu-se para o Expresso, depois de ter passado pelas redações do Diário de Notícias e O Independente, ao mesmo tempo que colaborava com a agência Associated Press. Já por várias vezes expôs os seus trabalhos, tendo conquistado diversos prémios. Em 2017 publicou o seu primeiro livro “ Cante – Alma do Alentejo”.

Áreas de Especialização

  • Fotojornalista
PEDIR FORMAÇÃO
Élmano Ricarte
Élmano Ricarte

É pós-doutorando em Ciências da Comunicação no Instituto de Comunicação, da Universidade Nova de Lisboa (ICNova). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Duas Graduações (bacharelados) em Comunicação Social nas habilitações: Jornalismo e Rádio e TV pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com estágio na UCP. Mestre pelo Programa de Pós-graduação de Estudos da Mídia da UFRN. Formação pedagógica pelo Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR). Integra o Grupo de Estudos Boaventura (UFRN e Universidade de Coimbra). Membro da Rede de Pesquisadores em Folkcomunicação (Rede Folkcom). Coordenador-adjunto do GT de Jovens Investigadores da SOPCOM.

Detentor do CCP (F690237/2020 – CENJOR) e certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC/DC-4605/20)

Áreas de Especialização

  • Comunicação de Ciência (com crianças e adolescentes; novas tecnologias e novos media com ciência; ciência cidadã; jornalismo científico);
  • Jornalismo (jornalismo televisivo; jornalismo impresso; desafios da desinformação e das notícias falsas na atualidade; formatos jornalísticos impressos)
  • Comunicação Digital (utilização de blogs, Instagram, Facebook, podcasts e Youtube com crianças e adolescentes; cyberbullying)
  • Fotografia (linguagem e estética fotográfica; fotojornalismo como instrumento de consciencialização sociocultural)
  • Audiovisual (realização e produção de programas televisivos e radiofónicos; guião e narrativa para audiovisual; edição e montagem)
PEDIR FORMAÇÃO
Jacinto Godinho
Jacinto Godinho

Jornalista dos quadros da RTP (Rádio e Televisão de Portugal) desde 1988. Como repórter fez vários trabalhos de investigação premiados, como Tráfico de hormonas para a carne de vaca (1993) e Caça aos golfinhos nos Açores (1994). Produziu e realizou e várias séries documentais, como é o caso de Ei-los que Partem – Uma história da Emigração Portuguesa (2006); A PIDE Antes da PIDE (2016) e Quando a Tropa mandou na RTP (2017) e A Gravação Secreta da Assembleia Selvagem (2019). Foi por duas vezes galardoado com o Prémio Gazeta do Clube de Jornalistas. Doutorado em Ciências da Comunicação pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa, investigador do ICNOVA, é professor auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH-UNL. Publicou os livros As origens da reportagem – Imprensa (2009) e As origens da reportagem – Televisão (2011).

Áreas de Especialização

  • Grande Reportagem.
  • Jornalismo de Investigação
  • Jornalismo Televisivo.
  • Regulação do Jornalismo.
  • Ética e Deontologia para o jornalismo
  • Estudo dos Media
  • Análise de Discurso.
  • História dos Média.
  • Documentarismo
PEDIR FORMAÇÃO
Joana Duarte Correia
Joana Duarte Correia

Joana Duarte Correia, detentora do CCP (ex-CAP) e certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, exerce funções na Universidade Aberta desde 2008, coordena um Centro de Aprendizagem em Grândola e é formadora e tutora de unidades curriculares de cursos e ações de formação a distância e em regime de b-learning. Licenciada em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta de Portugal, Doutoranda em Sociologia no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Tem realizado formação e investigação na área da Sociologia da Educação e da Comunicação – Media, Literacia(s) e competências, Inclusão digital, comunicação intercultural, ensino a distância e elearning.

Áreas de Especialização

  • Formadora e tutora de unidades curriculares de competências para a comunicação e relação humana, literacia para os media e literacia digital, docência digital em rede e metodologias de investigação.
PEDIR FORMAÇÃO
João Pinho
João Pinho

Devorador de jornais e noticiários de tv e rádio desde criança, sempre vivi muito próximo do jornalismo e de jornalistas, tendo, no início da minha carreira, sido o primeiro responsável pela comunicação do CENJOR, onde acabei por frequentar o curso de Imprensa Escrita e o de Fotojornalismo.

Enquanto convicto assinante, comprador e consumidor de produtos jornalísticos, procuro manter uma ligação estreita – e exigente – com o meio, reforçado recentemente com a aproximação ao Cenjor, agora como formador.
Acredito que o jornalismo é um pilar essencial de qualquer sociedade decente, e tento dar o meu contributo para que possamos garantir que Portugal tem esse privilégio

Áreas de Especialização

  • Trabalho na área da comunicação estratégica, comunicação de crise, relações com imprensa, literacia para os media, media training…
PEDIR FORMAÇÃO
Miguel Crespo
Miguel Crespo

É jornalista, consultor editorial e professor de comunicação digital. No ISCTE-IUL é professor convidado nos mestrados em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; em Gestão de Novos Média; e em Estudos de Internet; e nas pós-graduações em Jornalismo, e em Assessoria de Comunicação e Política.
É professor na pós-graduação em Marketing Digital do IPAM/Universidade Europeia, assessor da direção e coordenador de formação no Cenjor e formador na ETIC. É investigador assistente no CIES-IUL, participando em vários projetos nacionais e internacionais. É doutorando em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no ISCTE-IUL.

Áreas de Especialização

  • Literacia dos Media, Jornalismo, Redes sociais, desinformação e fake news, comunicação digital
PEDIR FORMAÇÃO
Nuno Costa
Nuno Costa

Nasceu em 1987, em Monchique. Licenciou-se, em Ciências da Comunicação na Universidade do Algarve e começa a carreira de jornalista em 2008, no jornal Barlavento, onde permaneceu até 2011.

Nesse ano, foi um dos fundadores do Sul Informação, onde ainda permanece. Pelo meio também foi colaborador da RUA FM e da Rádio Fóia, da Sporttv, Diário de Notícias e Correio da Manhã.

Formador na ETIC_Algarve na área de Fotojornalismo. Vencedor, em 2018, do Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação, na categoria de Media Regional Online.

Áreas de Especialização

  • Atualidade, Desporto, Economia, Sociedade, Inovação, Tecnologia, Fotojornalismo
PEDIR FORMAÇÃO
Paulo Barriga
Paulo Barriga

Jornalista. Iniciou a carreira em 1984 no movimento das “rádios livres”. Integrou redações e publicou em vários jornais e revistas, nomeadamente O Independente, Grande Reportagem, Correio da Manhã, Visão, Expresso, Sol, Ler, Diário de Notícias, Volta ao Mundo, Sábado ou Diário do Alentejo, de que foi diretor. Detém o título de Professor Especialista em Jornalismo pelo Instituto Politécnico de Lisboa e é licenciado em Jornalismo Internacional pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. Integra a equipa do projeto piloto de Literacia para os Média e o Jornalismo, com certificação do Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em investigação jornalística. Publicou vários livros no campo da reportagem, da história e da etnografia.

Áreas de Especialização

PEDIR FORMAÇÃO
Paulo Pereira
Paulo Pereira

Paulo Jorge Pereira nasceu a 13 de agosto de 1970 em Lisboa. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH), a paixão pelo Jornalismo levou-o a trabalhar, a partir de 1992, em jornais como A Bola, Record, Diário Económico e Jornal Económico.

Em 2017 trabalhou no Sindicato dos Jornalistas e publicou o romance “Filhos da Primavera Árabe”. De janeiro de 2018 a maio de 2019 foi chefe de redação do semanário Contacto, jornal português no Luxemburgo.

Áreas de Especialização

PEDIR FORMAÇÃO
Teresa Campos
Teresa Campos

Jornalista desde 1995, nos quadros da revista VISÃO desde 2001. Licenciada em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1989/1993, com estágio curricular no jornal Publico.

Membro fundador do site da revista VISÃO em 2001, coordenadora do site da revista Visão Júnior entre 2007 e 2009, e ainda de um canal sobre Envelhecimento Ativo, em 2012, e outro sobre cidadania, em 2013.

Na seção sociedade, acompanhou regularmente as áreas da Educação e da Igualdade.

Áreas de Especialização

  • Educação
PEDIR FORMAÇÃO