Programa “Da Redação para as Escolas”

O Sindicato dos Jornalistas desenhou um novo programa, intitulado “Da Redação para as Escolas”, no âmbito do qual os professores poderão recorrer a jornalistas para atividades educativas relacionadas com a Literacia para os Media, durante este ano letivo.

O projeto – que conta com o Cenjor como parceiro e que é financiado no âmbito de um protocolo entre este centro de formação profissional e o Governo – vai permitir às escolas recorrer a uma bolsa de jornalistas para realizar projetos educativos de curto e médio prazos.

Essa bolsa – disponível na página oficial do projeto Literacia para os Media e Jornalismo, em Peça uma Formação – integra 143 profissionais, sobretudo jornalistas, mas também investigadores, professores de ciências da comunicação e outros comunicadores, com experiências e currículos diversificados, mas que têm em comum a vontade de contribuir para uma análise crítica e informada dos media e do jornalismo.

O programa “Da Redação para as Escolas” vai permitir aos professores e às escolas dos ensinos básico e secundário requisitarem jornalistas para participarem nas suas aulas e nos seus projetos sobre Literacia para os Media, enquanto mentores (consulte toda a informação).

Este programa será acompanhado por três prémios a atribuir no ano letivo de 2020/2021 para distinguir os melhores projetos criados no âmbito do projeto, juntando jornalistas, escolas, professores e alunos.