A formação de professores dos ensinos básico e secundário em Literacia para os Media e Jornalismo, suspensa devido à pandemia, vai ser retomada no dia 21 de outubro, em seis cidades de Portugal Continental.
Desta vez à distância, os formadores do projeto em Literacia para os Media e Jornalismo vão realizar sessões de formação online com professores de Bragança, Braga, Cascais, Lisboa, Setúbal e Lagos, entre 21 de outubro e 9 de dezembro.
A oficina de formação – que resulta de uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação – é coordenada por jornalistas no ativo e professores de jornalismo e comunicação.
Desenhado pelo Sindicato dos Jornalistas e financiado pela Direção Regional da Educação e pelo Cenjor (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas), o projeto teve uma primeira edição entre janeiro e abril de 2019, que formou uma centena de professores do 3.º ciclo e do secundário, docentes em 40 agrupamentos de escolas das regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.
A oficina de formação que começou em fevereiro deste ano nos Açores, suspensa devido à pandemia, será igualmente retomada, à distância.
Com o apoio da Direção Regional da Educação do arquipélago, a oficina de formação envolve 21 professores, de cinco ilhas açorianas (Faial, Flores, Pico, São Miguel e Terceira).