ALPMJ integra projeto ibérico contra a desinformação

Reunião de arranque do projeto IBERIFIER

A Associação Literacia Para os Media e Jornalismo (ALPMJ) integra o projeto IBERIFIER – Observatório Ibérico da Desinformação, parte do European Digital Media Observatory e financiado pela Comissão Europeia, que reúne 23 instituições em Portugal e Espanha, envolvendo 72 investigadores e 17 jornalistas.

A ALPMJ participou no encontro de lançamento do projeto, que decorreu nas passadas quinta e sexta-feiras, em Pamplona, onde fica a Universidade de Navarra, que assume a coordenação geral do IBERIFIER.

O projeto, financiado por fundos europeus, é coordenado em Portugal pelo ISCTE e conta ainda com o OberCom, Cenjor, Universidade de Aveiro, Lusa e Polígrafo.

A ALPMJ – representada no projeto pelas jornalistas Isabel Nery e Sofia Branco – será uma das entidades responsáveis por elaborar um módulo de literacia para os media contra a desinformação.

A ALPMJ foi criada em 2020, com o objetivo de ampliar o leque de atuação do projeto Literacia para os Media, criado pelo Sindicato dos Jornalistas. Integrando um vasto grupo de jornalistas, comunicadores e investigadores, a ALPMJ pretende formar os cidadãos nas questões complexas dos media, da informação e da desinformação.