ALPMJ em conferência na Madeira

with Sem comentários

O projeto Literacia para os Media e Jornalismo foi um dos destaques da conferência ‘Desinformação e Literacia Mediática na Madeira’, que decorreu a 17 de setembro, no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, Ilha da Madeira.

A apresentação do projeto esteve a cargo da jornalista Sofia Branco, presidente da direção da Associação Literacia para os Media e Jornalismo (ALPMJ), que se centrou na breve história e nos primeiros resultados obtidos com a formação de jornalistas e de professores, iniciadas respetivamente em 2017 e 2019.

No encontro, que teve início com a apresentação do Global Engagement Center, uma estrutura do governo norte-americano para o desenvolvimento de parcerias, projetos de investigação e tecnologias de combate à desinformação, foi ainda feito um retrato da Literacia dos Media no sistema educativo português, com ligação a modelos internacionais, mas também a práticas de terreno.

O encontro incluiu ainda um debate sobre práticas e parcerias em projetos de Literacia dos Media, bem como um workshop sobre desinformação, no qual participaram professores e outros profissionais ligados à educação e ao jornalismo. A ALPMJ esteve ainda representado por Isabel Nery, Miguel Crespo e Vitor Tomé.

A conferência contou com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa e foi coorganizada pela Associação para o Desenvolvimento de Estudos Globais e Insulares (Adegi), Associação Literacia para os Media e Jornalismo (ALPMJ), Sindicato dos Jornalistas, Wikimedia, Universidade Aberta e D3.