2º Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo em Coimbra

with Sem comentários

Iniciativa destinada a alunos, professores, investigadores, jornalistas e decisores políticos terá transmissão online. O 2.º Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo vai decorrer em Coimbra, e também online, no próximo dia 12 de outubro.

O encontro tem como objetivo a partilha das práticas desenvolvidas em escolas portuguesas, do pré-escolar ao secundário, no âmbito do projeto “Literacia para os Media e Jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media”, criado em 2017 pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ), em parceria com o Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (Cenjor), a que se associou o Ministério da Educação, com o alto patrocínio do Presidente da República.

Iniciativa da Direção-Geral da Educação, em parceria com o SJ, o Cenjor, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Centro de Formação de Associação de Escolas Nova Agora –, o encontro terá um formato híbrido, presencial – na Escola Secundária Quinta das Flores, Coimbra – e online (na plataforma zoom da DGE).

A primeira edição do Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo decorreu em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, em setembro de 2019, e juntou alunos, professores, investigadores, jornalistas e decisores políticos, tendo ficado clara a necessidade de continuar a formação de docentes em Literacia para os Media, bem como o interesse das escolas em receber formação nesta área.

Se a primeira edição foi centrada nos resultados de cinco cursos de formação, que envolveram cerca de 100 professores, a segunda edição permitirá analisar as adaptações do projeto no contexto da pandemia de covid-19, que implicou o encerramento das escolas, e, ao mesmo tempo, refletir sobre o futuro das próximas formações, no quadro do combate à desinformação.

Consulte o programa do encontro.