Luís Manso

Termina a Licenciatura em Ciência da Comunicação, vertente de Jornalismo, em 1998, na Universidade Autónoma de Lisboa. Recebe o prémio de aluno de mérito e é convidado para lecionar nesta mesma universidade, onde se manteve até 2012, tendo sido assistente das cadeiras de Pesquisa e Documentalismo Online e de Jornalismo Online.

Em 1998 entra na TSF para cumprir um estágio na editoria de Economia, tendo ficado nesta redação até ao início de 2000, depois de uma colaboração com Fernando Alves, na rubrica Dossiê, assente num registo de Grande Reportagem. Colabora no Semanário Económico e integra a equipa que funda o Última Hora do Público.

Entra na SIC em agosto de 2000 para fundar a SIC Online. Integra a redação de televisão em 2005 e entra na editoria de Economia. Atravessa as diferentes temáticas noticiosas, assumindo um papel de maior presença na equipa do Primeiro Jornal. Faz Reportagens Especiais e Grandes Reportagens. Assume funções de coordenação da SIC e da SIC Notícias e de edição executiva da SIC.

Atento a diferentes temáticas, e com um perfil polivalente, assume um interesse maior pelas temáticas relacionadas com o digital e com as novas tecnologias, tendo assinado uma Grande Reportagem sobre Fake News em 2016. Acompanha, em termos de coordenação e reportagem, as edições da Web Summit em Portugal. Aprofunda a dinâmica das redes sociais e os desafios para o jornalismo.

Interessado, mais que tudo, em dar notícias, em contar as histórias que marcam a História, na defesa contante da verdade e da honestidade dos factos.