Avaliar as necessidades, oportunidades e objetivos dos jornalistas em termos acesso livre à informação são os objetivos do projeto “Better News Sharing and Access”. Promovido pela organização sem fins lucrativos internacional Creative Commons, o projeto é apoiado pela Google News e outros parceiros.
O projeto pretende inquirir centenas de jornalistas em todo o mundo para compreender melhor as suas necessidades no panorama digital, tais como os fatores de desinformação que afetam o seu trabalho, se o acesso à informação no domínio público ou informação por detrás de paywalls coloca desafios, e se têm consciência ou interesse em formação sobre licenciamento aberto para jornalistas. Os resultados dos inquéritos serão aprofundados através de trabalho com grupos de reflexão.
Com base no inquérito e nos dados dos grupos de reflexão, a Creative Commons tenciona realizar uma série de webinars gratuitos e uma sessão de formação virtual de meio dia para jornalistas sobre medidas a adotar para promover o acesso a informação aberta nas suas organizações. Dependendo das necessidades e interesses dos jornalistas, está em estudo a oferta de formação específica para jornalistas de longa duração.
As licenças Creative Commons (CC) são uma forma livre, simples e padronizada de conceder permissões de direitos de autor.
Mais informações em creativecommons.org