Três dezenas de jornalistas de diversos órgãos de informação passaram a integrar a bolsa de formadores da ALPMJ, após participarem em seminários realizados em Lisboa (maio) e Porto (novembro).
Os seminários “Literacia para os Media e Jornalismo”, organizados pela ALPMJ e apoiados e certificados pelo Cenjor, decorreram nas instalações deste centro de formação, em Lisboa, e num dos polos da Universidade Lusófona, no Porto.
Destinados a jornalistas, professores de comunicação e comunicadores, os seminários abordam o enquadramento histórico-conceptual da literacia para os media, a relação estreita entre ética e jornalismo e o (des)interesse nas notícias e o afastamento dos cidadãos. Em todas as ações há convidados estrangeiros: Charo Sádaba, reitora e professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, em Espanha, foi a convidada de Lisboa, em maio, e o inglês David Buckingham, professor e investigador na área da educação para os media esteve no Porto, em novembro.
Simultaneamente, através de sessões práticas, propõe-se uma reflexão conjunta sobre diversos temas: enquadramento empresarial da comunicação social em Portugal e perfil dos jornalistas; instrumentos de regulação; elementos do jornalismo, ética e Código Deontológico; notícia, valores-notícia e critérios de noticiabilidade; géneros jornalísticos e hibridização; fontes de informação; cidadania digital, formação de públicos ativos e críticos, relação entre jornalistas e cidadãos; proximidade e desertos noticiosos; projetos de media independentes; consumo de notícias, redes sociais e desinformação; e inteligência artificial.
O programa – coordenado por Isabel Nery, Sofia Branco e Vítor Tomé – foi dinamizado, em Lisboa, por Adelino Gomes, Ana Pinto Martinho, Dina Margato, Miguel Crespo, Miguel Paisana e Paula Sofia Luz; e, no Porto, por Alda Rocha, Augusto Correia, Daniel Catalão, Joaquim Fidalgo, Leonor Ferreira, Maria José Brites, Miguel Paisana e Simão Freitas.
Os formandos são ainda capacitados com uma série de técnicas, ferramentas e recursos pedagógicos, pelas formadoras do Cenjor Elsa Lemos (Lisboa) e Cristina Ferreira (Porto).
Estas mais recentes formações (as terceiras em Lisboa e no Porto) elevam para duas centenas os formadores da bolsa de jornalistas, professores de comunicação e comunicadores que a ALPMJ tem espalhados por todo o país (Continente, Açores e Madeira).
Três dezenas de jornalistas formados em Lisboa e Porto
| Novembro 11, 2024
with Sem comentários