A FORMALIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO

A assembleia constituinte da Associação Literacia Para os Media e Jornalismo realizou-se a 20 de novembro de 2020, com os sócios fundadores Ana Pinto Martinho, Cláudia Lobo, Isabel Nery, João Miguel Rodrigues, Luís Simões, Miguel Crespo, Miguel Midões, Paula Sofia Luz, Paulo Barriga, Paulo Pereira, Sofia Branco e Vítor Tomé, que foram eleitos para os seguintes órgãos sociais:

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: VÍTOR TOMÉ

Vice-Presidente: CLÁUDIA LOBO

Secretária: PAULA SOFIA LUZ

 

DIREÇÃO

Presidente: SOFIA BRANCO

Vice-Presidente: ISABEL NERY

Secretária: MIGUEL MIDÕES

Tesoureiro: PAULO PEREIRA

Vogal: JOÃO MIGUEL RODRIGUES

 

CONSELHO FISCAL

Presidente: MIGUEL CRESPO

Vice-Presidente: ANA PINTO MARTINHO

Vogal: PAULO BARRIGA

 

Posteriormente, Paulo Pereira teve que deixar o cargo de tesoureiro.

Na assembleia geral realizada a 27 de janeiro de 2022, foi decidido que o cargo deixado vago seria ocupado por Miguel Crespo, que, por sua vez, foi substituído na presidência do Conselho Fiscal por Marta Silva.

A assembleia geral de 27 de janeiro de 2022 contou com 18 participantes: Ana Isabel Martinho; António Macedo Ferreira; Carlos Almeida; Cláudia Lobo; Isabel Nery; Joana Martins; João Miguel Rodrigues; Lídia Barata; Liliana Carona; Maria José Brites; Marta Silva; Miguel Crespo; Miguel Midões; Paula Sofia Luz; Paulo Barriga; Pedro Jerónimo; Sofia Branco; Vítor Tomé.

Consulte os estatutos da ALPMJ

LITERACIA DOS MEDIA?

Os temas abordados, em torno da literacia dos média, incluem: enquadramento e desafios; exemplos de operacionalização pelos média e pelas escolas; a perspetiva dos jornalistas e outros profissionais para a formação de públicos, como professores e alunos, com foco no ensino secundário; cenários prospetivos.

Compreender os media

Abordar os média na era da pós-verdade implica um enquadramento muito focado em quem são os média e como funcionam, bem como as funções dentro de uma redação, versando ainda sobre o online e jornalismo digital e como se lê e consome notícias na atualidade, incluindo via redes sociais.

Criar espírito crítico

As novas gerações têm um outro perfil de consumir notícias, nomeadamente através de imagens e vídeos, e consumo via telemóvel. Para criar um espírito crítico perante a informação, é importante comunicar o perfil dos jornalistas, como se constrói uma notícia, os valores-notícia/ critérios de noticiabilidade ou os elementos do jornalismo.

Incentivar a criatividade

O incentivo da criatividade de jovens pode ser desenvolvido através do trabalho com fontes de informação para jornalistas e para o público em geral, o conhecimento dos géneros jornalísticos e a hibridização de géneros no jornalismo digital, e o alerta para o perigo das notícias falsas, o que pode contribuir para a formação de públicos ativos e críticos em relação à informação, e conhecedores dos mecanismos de denúncia.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Em janeiro de 2017, na sequência do 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses, que aprovou uma moção considerando urgente promover a literacia para os media, o Sindicato dos Jornalistas apresentou ao Ministério da Educação uma proposta de intervenção nessa área, concebida por jornalistas e académicos da área da comunicação.

Dois anos depois, o projeto arrancava em todo o Continente, com o objetivo de disponibilizar aos professores metodologias, recursos e ferramentas que estes possam usar nas atividades de Literacia para os Media que vão desenvolver com os seus alunos e com as comunidades escolar e educativa.

Pioneiro na forma de fazer, este projeto tem a particularidade de ter jornalistas e académicos especialistas da área do jornalismo, na formação de docentes, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, nomeadamente no que se refere às competências de leitura e de análise da informação, de forma crítica e autónoma.

As sessões de formação com uma componente teórica (8h) e prática (12h), têm por objetivo disponibilizar aos professores metodologias, recursos e ferramentas que poderão usar nas atividades de Literacia para os Media, em contexto de sala de aula.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação, o Sindicato dos Jornalistas e o Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (Cenjor), tendo, ainda, o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

O 4º Congresso dos Jornalistas teve como lema "Afirmar o Jornalismo", e promover a literacia para os média foi uma das deliberações aprovadas

O ARRANQUE: ANO LETIVO 2018/19

O Projeto Literacia para os Media e jornalismo arranca sob a forma de piloto no dia 26 de janeiro de 2019, envolvendo 100 docentes, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, de 40 Agrupamentos de Escolas, distribuídos por cinco regiões do país: Alentejo (Évora), Algarve (Faro), Centro (Águeda), Lisboa (Lisboa) e Norte (Porto).

Seguindo uma metodologia de projeto, participaram neste projeto-piloto milhares de alunos e outros membros da comunidade educativa.

Os formadores envolvidos nesta fase foram: Manuel Pinto/Daniel Catalão (Porto), João Figueira/Miguel Midões (Águeda), António Granado/Sofia Branco (Lisboa), Miguel Crespo/Paulo Barriga (Évora), Vitor Tomé/Isabel Nery (Faro).

A assinatura do memorando, sobre a formação de professores em Literacia para os Media, celebrado entre o Ministério da Educação e o Sindicato de Jornalistas, foi realizada numa cerimónia no Agrupamento de Escolas do Cerco, no dia 26 de janeiro, contando com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Fotografia, 1.ª Sessão – Turma do Porto (Contou com a presença do Sr. Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e da Subdiretora da Direção-Geral da Educação, Maria João Horta