Projeto LMJ referido em artigo científico

O projeto “Literacia para os Media e Jornalismo” é uma das nove iniciativas referidas como boas práticas de combate à desinformação, num artigo científico “INFORMATION DISORDERS: RISKS AND OPPORTUNITIES FOR DIGITAL MEDIA AND INFORMATION LITERACY?”, da investigadora Divina Frau-Meigs, publicado na revista científica Media Studies (2019). A professora na Sorbonne Nouvelle destaca as estratégias holísticas do LMJ na preparação de docentes em termos de fact-checking, sendo a formação acreditada e envolvendo jornalistas validados pelas entidades com responsabilidades no setor. A par do projeto português são referidos no artigo mais seis iniciativas europeias nesta matéria [‘Bad News Game (UK), ‘Factbar EDU’ (Finland), ‘Info hunter’ (France), ‘Lie Detectors’ (Belgium, Germany), ‘MOOC DIY MIL’ (France) e Youcheck! (EU)], bem como duas norte-americanas [‘Mind over Media’ (USA, EU) e ‘News Literacy Project’ (USA)].  O artigo, em suporte PDF, na sua versão integral, está disponível aqui