Marta Silva

Nasci nos Estados Unidos, em 1970, na sequência da onda de emigração de muitos açorianos, que levou os meus pais a saírem de Portugal. Aos 6 anos, regressei à ilha de origem da família, em São Jorge, mas por pouco tempo.

A ausência de oferta do ensino secundário, nas ilhas açorianas mais periféricas, obrigou aos 14 anos à minha mudança de residência para a Terceira para prosseguir estudos. Seguiu-se o curso de Ciências de Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na Universidade Nova de Lisboa e dois estágios, na Rádio Renascença, e na TVI.

O gosto pelo jornalismo televisivo começou a tomar forma e deu-se o regresso aos Açores, em 1995, onde ingressei na RTP Açores como colaborada, na redação da delegação da Terceira. Na esfera da informação regional constatei as vantagens e desvantagens de um jornalismo de proximidade, em que o acesso às fontes é facilitado, mas que por outro lado dificulta, o jornalismo de investigação. Aí tive a possibilidade de passar por diferentes áreas, como a reportagem, a apresentação de noticiários, a autoria e coordenação de programas nas áreas da cultura, sociedade e política. Entre eles, destaco: “Escolhas”, “Perfil Jovem”, “Em Foco”.

Da experiência profissional, aqueles momentos que me foram mais gratificantes passam pela Grande Reportagem e o Documentário, e ainda, a oportunidade de lecionar História dos Média a alunos do ensino profissional, na Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo. Lamentavelmente registo que entre o público em geral, apesar da informação disponível, persiste uma grande dose de iliteracia quanto ao papel e importância dos Media.

• Reportagem televisiva
  • Apresentação de noticiários e programas de informação, TV