João Miguel Rodrigues
Nasci em Moçambique em 1972, entrei na Universidade dos Açores em 1991, para o curso de Biologia Científica, mas a paixão pela fotografia, imagem e texto em conjunto, fez com que no ano seguinte me inscrevesse na ETIC, e passado um ano no “Ar.Co”, para consolidar os conhecimentos, e abrir as portas a uma fotografia mais interventiva e artística. Enquanto estudava trabalhei como assistente de vários fotógrafos em Moda e Publicidade, para melhorar os conhecimentos na utilização de luz de estúdio, e na produção e composição de retratos. O fotojornalismo aparece como carreira em 1996, com o início do estágio no Jornal “Diário de Notícias”, e graças a uma enorme vontade de registar as estórias em imagens. Nesse mesmo ano comecei uma colaboração de 5 anos com a agência noticiosa “Reuters”, tendo coberto vários eventos de dimensão mundial, como a cimeira da OSCE no Porto, e estando encarregue de cobrir diariamente a Expo-98, desde a sua construção até ao encerramento.
Em 1998 passei a integrar a editoria fotográfica do jornal “Público”, e passado um ano mudei-me para a revista “Focus”, fazendo parte da equipa que trabalhou para o lançamento deste projeto, que seria uma Newsmagazine com uma grande intervenção fotográfica.
Em 2001 sou convidado para o cargo de editor de fotografia no semanário “O Independente”, no qual nunca deixei de fotografar, e registar com as minhas imagens, as reportagens e notícias onde estava envolvido.
Com o fim do projeto, em 2005, veio a carreira freelancer, e o trabalho com vários OCS nacionais como a revista Sábado, Jornal de Notícias, Notícias Magazine, Notícias Sábado e Semanário Sol. Nesta altura também trabalhei com o Cenjor, como formador para a área de fotografia.
Em 2006 passei a integrar a editoria de fotografia do Cofina, e a trabalhar com o Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios e Sábado.
A grande paixão continua a ser conseguir “escrever” a história com imagens, e tentar que o jornalismo não passe sem a reportagem fotográfica de qualidade.